Produzir software de maneira ad hoc não é possível, no entanto o Scrum Solo surge como uma customização do processo Scrum voltada para o desenvolvimento individual de software.
Ao analisar a Figura 1, é possível perceber que o Scrum Solo possui características semelhantes ao Scrum propriamente dito. O product backlog e o sprint backlog ocorrem de maneira idêntica em ambos os frameworks. No Scrum Solo, é proposto que os Sprints tenham durações reduzidas a uma semana e não existam reuniões diárias, ao final de cada Sprint, de forma equivalente ao Scrum, deve ser entregue, pelo desenvolvedor, um protótipo do software com novas funcionalidades e, podem existir, quando necessário, reuniões de orientação entre o grupo de validação (clientes e usuários finais) e o desenvolvedor.
Figura 1 - Fluxo do processo Scrum Solo |
É importante evidenciar também que o fato do Scrum Solo integrar as boas práticas do Framework Scrum com as prerrogativas delineadas pelo PSP garante qualidade e agilidade na produção do software como mostra a figura 2.
Figura 2 - Escopo do Scrum Solo |
O processo Scrum Solo pode ser visualizado na íntegra no seguinte endereço:
Fonte: http://scrumsolo.wordpress.com.
Achei interessante que no Scrum existe um modelo que pode ser utilizado para projetos individuais. Algum dos outros modelos, como o eXtreme Programming, também podem ser aplicados dessa forma?
ResponderExcluir