Kanban é um termo de origem japonesa e significa literalmente “cartão” ou “sinalização”. É um conceito relacionado com a utilização de cartões
(post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção em
empresas de fabricação em série. Nesses cartões são colocadas indicações
sobre uma determinada tarefa, por exemplo, “para executar”, “em
andamento” ou “finalizado”.A utilização de um sistema Kanban permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir.O método Kanban foi inicialmente aplicado em empresas japonesas de fabricação em série e está estreitamente ligado ao conceito de “just in time”. A empresa japonesa de automóveis Toyota foi a responsável pela introdução desse método devido a necessidade de manter um eficaz funcionamento do sistema de produção em série.
O Kanban eletrônico
(e-Kanban) é utilizado em substituição ao método físico evitando alguns
problemas como a perda de cartões e proporcionando mais rapidez na
atualização do quadro de tarefas.Atualmente, o Kanban é muitas vezes usado em conjunto com o Scrum,
porque são duas metodologias usadas no desenvolvimento ágil de
software. Outro conceito que por vezes é relacionado com Kanban, Just in
Time e Scrum é Kaizen, que também tem como objetivo aumentar a produtividade.
Fonte: http://www.significados.com.br/kanban/
Achei interessante porque é um modelo bem parecido com o Scrum e eu não conhecia. Talvez utilizar os dois em conjunto seja uma forma de suprir as necessidades ou limitações que uma das metodologias apresente. E lembrando que esse tipo técnica que foi criada para empresa de automóveis, podem ser utilizadas em qualquer tipo de projeto que trabalhamos e até na vida pessoal.
ResponderExcluirIsso mesmo Edton, trabalhar com estas práticas é conjunto é possível sim. Lembrando que na empresa que surgiu o kanban, um pouco depois migrou sua forma de trabalho para Scrum, mas pouco se sentiu na rotina da fábrica pois as metodologias se confundem por terem práticas e fundamentos bem parecidos.
ResponderExcluir